Israel elege hoje novo Presidente do Estado



Às 11h da manhã desta quarta-feira (2), os 120 membros do Knesset, o parlamento israelense, irão se reunir em Jerusalém para eleger o próximo Presidente do Estado de Israel e o sucessor de Reuven Rivlin, que deixa o cargo com o fim dos 5 anos de seu mandato.

Sendo Israel uma democracia parlamentarista, o cargo de Chefe de Estado, ou presidente, é fundamentalmente simbólico e dotado de atribuições cerimoniais. Por aqui, é o Chefe de Governo, ou Primeiro-ministro, o encarregado pela administração do Estado. Há doze anos, Benjamin Netanyahu é o premier israelense, mas ao que tudo indica, isto também está prestes a mudar.

Depois da desistência de alguns candidatos, por não terem chances reais de vencer, apenas duas pessoas concorrem ao cargo de décimo primeiro Presidente do Estado de Israel. São eles, o político e advogado Isaac Herzog e a professora e ativista Miriam Peretz.

A legislação israelense estipula que a eleição para o cargo de presidente seja indireta e secreta. Assim, são os membros do Knesset, representantes eleitos do povo israelense, aqueles que escolherão o próximo Chefe de Estado.

Para ser eleito, o candidato ao cargo de Presidente do Estado de Israel deve conseguir o apoio da maioria do parlamento, ou seja, de ao menos 61 dos 120 parlamentares.

Herzog X Peretz
 
Nascida em Casablanca no Marrocos em 1954, Miriam Peretz é uma professora aposentada que ficou famosa e tornou-se um símbolo israelense de força e superação em razão da morte de dois dos seus quatro filhos. Ambos, Uriel e Eliraz Peretz, caíram em batalha como oficiais do exército israelense, enquanto lutavam para defender seu povo e nação.

Após a tragédia que se abateu sobre sua família Miriam Peretz tornou-se uma ativista e palestrante já tendo recebido o Prêmio Israel, a maior honraria nacional. Se eleita, Miriam será a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente do Estado de Israel.

Isaac Herzog por sua vez é um advogado e político de carreira que já liderou o Partido Trabalhista (Avodá) e foi líder da oposição entre 2013 e 2018. Hoje, ele ocupa o cargo de Presidente da Sochnut HaYehudit, Agência Judaica, órgão responsável entre outras coisas, pela ligação entre o Estado de Israel e comunidades judaicas na diáspora.

Nascido em Tel Aviv em 1960, Issac Herzog vem de uma linhagem de políticos e líderes judaicos e sionistas. Enquanto seu pai, Chaim Herzog, foi o sexto presidente do Estado de Israel, seu avô, Yitzhak Halevi Herzog ocupou os cargos de Rabino-chefe da Irlanda, Rabino-chefe do Mandato Britânico da Palestina e primeiro Rabino-chefe do Estado de Israel.

Deixe connosco seus anúncios através do seguinte correio electrónico: saculcardoso01@gmail.com Ed. Sacul Cardoso

Sem comentários